top of page
paawreakdideta

Rubik 3x3: como resolver o cubo mágico mais famoso do mundo



Como resolver um cubo Rubik 3x3 em 7 etapas fáceis




Introdução




O Cubo de Rubik é um dos quebra-cabeças mais populares e desafiadores do mundo. Foi inventado em 1974 por um professor húngaro chamado Ernő Rubik, que originalmente o chamou de "Cubo Mágico". O cubo consiste em 27 cubos menores, chamados cubies, que podem ser torcidos em três eixos. O objetivo é restaurar o cubo ao seu estado original, onde cada uma das seis faces tem apenas uma cor.


Muitas pessoas pensam que resolver um cubo de Rubik é impossível, ou que requer muita memorização e prática. No entanto, isso não é verdade. Na verdade, qualquer pessoa pode aprender a resolver um cubo mágico em apenas sete etapas fáceis, usando alguns algoritmos e lógica simples. Neste artigo, mostraremos como fazer, passo a passo, com explicações e ilustrações claras. No final deste artigo, você será capaz de resolver qualquer cubo mágico em minutos, ou mesmo segundos!




rubik 3x3




Passo 1: Faça uma cruz branca




Como encontrar e mover as bordas brancas




O primeiro passo é fazer uma cruz branca em uma das faces do cubo. Para fazer isso, você precisa encontrar e mover as quatro peças de borda branca, que são aquelas que possuem um adesivo branco e outro adesivo de outra cor. Você pode começar com qualquer face, mas recomendamos começar com a face inferior, pois isso facilitará as coisas mais tarde.


Para encontrar uma borda branca, olhe ao redor do cubo e localize uma que tenha um adesivo branco. Em seguida, torça o cubo até que essa peça esteja na camada inferior. Em seguida, você precisa mover essa peça para sua posição correta na face inferior, onde ela corresponde à cor da peça central lateral. Por exemplo, se você tiver uma peça de borda branca e vermelha, precisará movê-la para a face inferior entre o centro branco e o centro vermelho.


Para mover uma aresta da camada inferior para sua posição correta na face inferior, você pode usar um destes três movimentos simples:



  • Se a aresta já estiver na face inferior, mas não em sua posição correta, basta torcer a camada inferior até que esteja.



  • Se a aresta estiver na camada inferior, mas não na face inferior, torça a camada esquerda ou direita até que esteja na face frontal. Em seguida, torça a camada frontal ou traseira até que esteja na face superior. Finalmente, torça a camada esquerda ou direita até que esteja na face inferior.



  • Se a peça da borda estiver na camada superior, torça a camada esquerda ou direita até que esteja na face frontal. Em seguida, torça a camada inferior até que a cor da borda corresponda à cor da peça central lateral. Finalmente, torça a camada frontal ou traseira até que esteja na face inferior.



Repita esse processo para as outras três bordas brancas, até obter uma cruz branca na face inferior.


Como combinar as cores dos centros laterais




Depois de ter uma cruz branca na face inferior, você precisa ter certeza de que as cores dos centros laterais correspondem às cores das peças de borda brancas. Por exemplo, se você tiver uma peça de borda branca e vermelha na face inferior, precisará ter uma peça central vermelha na face lateral próxima a ela.


Para combinar as cores dos centros laterais, você pode usar um destes dois movimentos simples:



  • Se a cor do centro lateral não corresponder à cor da borda branca, torça a camada esquerda ou direita até que corresponda.



  • Se a cor do centro lateral corresponder à cor da borda branca, mas estiver no lado oposto, gire a camada frontal ou traseira 180 graus até que esteja no lado correto.



Repita esse processo para os outros três centros laterais, até obter uma cruz branca com cores correspondentes nos quatro lados.


Passo 2: Resolva os cantos brancos




Como localizar e orientar os cantos brancos




O próximo passo é resolver os quatro cantos brancos, que são os que possuem um adesivo branco e outros dois adesivos coloridos.Você precisa encontrá-los e movê-los para suas posições corretas na camada inferior, onde eles correspondem à cor do centro lateral e à cor da peça de borda adjacente. Por exemplo, se você tiver uma peça de canto branca, vermelha e azul, precisará movê-la para a camada inferior entre o centro vermelho, o centro azul e a cruz branca.


Para encontrar uma peça de canto branca, olhe ao redor do cubo e localize uma que tenha um adesivo branco. Em seguida, torça a camada esquerda ou direita até que a peça esteja na face frontal ou traseira. Em seguida, você precisa orientar essa peça para que seu adesivo branco fique voltado para cima ou para baixo. Por exemplo, se você tiver uma peça de canto branca, vermelha e azul na face frontal, precisará orientá-la para que seu adesivo branco fique na parte superior ou inferior.


Para orientar uma peça de canto de modo que seu adesivo branco fique voltado para cima ou para baixo, você pode usar um destes três movimentos simples:



  • Se o adesivo branco já estiver voltado para cima ou para baixo, não faça nada.



  • Se o adesivo branco estiver voltado para a frente ou para trás, gire a camada frontal ou traseira 180 graus até que o adesivo branco fique voltado para cima ou para baixo.



  • Se o adesivo branco estiver voltado para a esquerda ou para a direita, gire a camada esquerda ou direita 90 graus em qualquer direção até que o adesivo branco esteja voltado para cima ou para baixo.



Repita esse processo para os outros três cantos brancos, até que você tenha quatro cantos brancos com seus adesivos brancos voltados para cima ou para baixo.


Como usar algoritmos para colocá-los corretamente




Depois de ter quatro cantos brancos com os adesivos brancos voltados para cima ou para baixo, você precisa usar alguns algoritmos para colocá-los corretamente na camada inferior. Um algoritmo é uma sequência de movimentos que altera a posição e a orientação de alguns cubos sem afetar outros. Você pode usar letras para representar cada movimento: F para frente, B para trás, L para esquerda, R para direita, U para cima e D para baixo.Uma letra seguida por um apóstrofo significa um movimento anti-horário (por exemplo, F' significa girar a face frontal no sentido anti-horário), enquanto uma letra seguida por um 2 significa um movimento de 180 graus (por exemplo, F2 significa girar a face frontal 180 graus).


Para colocar uma peça de canto corretamente na camada inferior, você pode usar um destes dois algoritmos:



  • Se o adesivo branco estiver voltado para cima, use este algoritmo: R' D' R D



  • Se o adesivo branco estiver voltado para baixo, use este algoritmo: F D F' D'



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que a peça de canto que deseja colocar fique na posição frontal superior direita. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você quiser colocar uma peça de canto com o adesivo branco voltado para cima, você precisa girar a face direita no sentido anti-horário, depois a face inferior no sentido anti-horário, depois a face direita no sentido horário e depois a face inferior no sentido horário.


Repita esse processo para as outras três peças de canto, até obter uma camada branca completa no fundo do cubo.


Passo 3: Resolva a camada do meio




Como identificar e emparelhar as arestas




O próximo passo é resolver as quatro arestas que pertencem à camada do meio. São aqueles que possuem dois adesivos da mesma cor como dois centros laterais adjacentes. Por exemplo, se você tiver uma borda vermelha e azul, ela pertence à camada intermediária entre o centro vermelho e o centro azul.


Para identificar uma aresta que pertence à camada intermediária, observe a camada superior e encontre uma que não tenha um adesivo amarelo. Em seguida, torça a camada esquerda ou direita até que a peça esteja na face frontal. Em seguida, você precisa emparelhar essa peça com o centro lateral correspondente. Por exemplo, se você tiver uma borda vermelha e azul na face frontal, precisará combiná-la com o centro vermelho ou o centro azul.


Para emparelhar uma aresta com seu centro lateral correspondente, você pode usar um destes dois movimentos simples:



  • Se a cor da borda corresponder à cor do centro frontal, torça a camada esquerda ou direita até que corresponda à cor do centro lateral.



  • Se a cor da borda não corresponder à cor do centro frontal, torça a camada frontal ou posterior até que corresponda à cor do centro lateral.



Repita esse processo para as outras três arestas, até que você tenha quatro arestas emparelhadas com seus centros laterais correspondentes.


Como usar algoritmos para inseri-los na camada do meio




Depois de ter quatro arestas emparelhadas com seus centros laterais correspondentes, você precisa usar alguns algoritmos para inseri-los na camada do meio. Você pode usar um destes dois algoritmos:



  • Se a aresta estiver no lado direito da face frontal, use este algoritmo: U R U' R' U' F' U F



  • Se a aresta estiver no lado esquerdo da face frontal, use este algoritmo: U' L' U L U F U' F'



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que a aresta que deseja inserir esteja na posição frontal direita ou frontal esquerda. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você deseja inserir uma aresta no lado direito da face frontal, você precisa girar a face superior no sentido horário, depois a face direita no sentido horário, depois a face superior no sentido anti-horário, a face direita no sentido anti-horário, a face superior no sentido anti-horário, a face frontal no sentido anti-horário, a face superior no sentido horário e a face frontal no sentido horário.


Repita esse processo para as outras três arestas, até que você tenha uma camada intermediária completa no cubo.


Passo 4: Faça uma cruz amarela




Como reconhecer e corrigir os padrões de borda amarela




O próximo passo é fazer uma cruz amarela na face superior do cubo. Para fazer isso, você precisa encontrar e mover as quatro peças de borda amarelas, que são aquelas que possuem um adesivo amarelo e outro adesivo de outra cor.Você pode começar com qualquer padrão de bordas amarelas na face superior, mas usaremos o mais comum, que é um ponto.


Para reconhecer e corrigir os padrões de borda amarela, você pode usar um destes três algoritmos:



  • Se você tiver um ponto, use este algoritmo: F R U R' U' F'



  • Se você tiver uma forma de L, use este algoritmo: F U R U' R' F'



  • Se você tiver uma linha, use este algoritmo: F R U R' U' F' U F R U R' U' F'



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que o padrão de borda amarela fique na face superior. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você tiver um ponto, precisará girar a face frontal no sentido horário, depois a face direita no sentido horário, a face superior no sentido horário, a face direita no sentido anti-horário, a face superior no sentido anti-horário e a face frontal no sentido anti-horário.


Repita esse processo até obter uma cruz amarela na face superior do cubo.


Como usar algoritmos para formar uma cruz amarela




Depois de ter uma cruz amarela na face superior do cubo, você precisa usar alguns algoritmos para formar uma cruz amarela completa. Uma cruz amarela completa é quando as cores dos centros laterais combinam com as cores das peças de borda amarelas. Por exemplo, se você tiver uma peça de borda amarela e vermelha na face superior, precisará ter uma peça central vermelha na face lateral próxima a ela.


Para formar uma cruz amarela completa, você pode usar um destes dois algoritmos:



  • Se nenhuma das cores corresponder, use este algoritmo: R U R' U R U2 R'



  • Se duas das cores forem iguais, use este algoritmo: R U R' U R U2 R' U



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que uma das cores incomparáveis esteja na face frontal. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se nenhuma das cores corresponder, você precisa girar a face direita no sentido horário, depois a face superior no sentido horário, a face direita no sentido anti-horário, a face superior no sentido horário, a face direita no sentido horário, a face superior duas vezes e a face direita no sentido anti-horário.


Repita esse processo até obter uma cruz amarela completa na face superior do cubo.


Passo 5: Permutar as bordas amarelas




Como reconhecer e corrigir os casos de borda amarela




O próximo passo é permutar as quatro bordas amarelas, o que significa trocá-las em suas posições corretas na camada superior. Para fazer isso, você precisa reconhecer e corrigir os casos de borda amarela. Existem quatro casos possíveis:



  • O caso resolvido: Todas as quatro bordas amarelas estão em suas posições corretas.



  • O caso adjacente: Duas arestas amarelas adjacentes estão em suas posições corretas.



  • O caso oposto: Duas arestas amarelas opostas estão em suas posições corretas.



  • O caso não resolvido: nenhuma das peças amarelas da borda está em suas posições corretas.



Para reconhecer e corrigir os casos de borda amarela, você pode usar um destes dois algoritmos:



  • Se você tiver o caso adjacente ou o caso não resolvido, use este algoritmo: R U R' U R U2 R' U2



  • Se você tiver o caso oposto, use este algoritmo: R2 U2 R U2 R2



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que uma das arestas amarelas corretas ou incorretas esteja na face frontal. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você tiver a caixa adjacente, precisará girar a face direita duas vezes, depois a face superior duas vezes, a face direita no sentido horário, a face superior no sentido horário, a face direita no sentido anti-horário e a face superior duas vezes.


Repita este processo até que você tenha todas as quatro bordas amarelas em suas posições corretas na camada superior do cubo.


Passo 6: Permutar os cantos amarelos




Como reconhecer e corrigir os casos de canto amarelo




O próximo passo é permutar as quatro peças de canto amarelas, o que significa trocá-las em suas posições corretas na camada superior. Para fazer isso, você precisa reconhecer e corrigir os casos de canto amarelo. Existem três casos possíveis:



  • O caso resolvido: Todas as quatro peças de canto amarelas estão em suas posições corretas.



  • A caixa no sentido horário: Três peças de canto amarelas precisam ser trocadas no sentido horário.



  • A caixa no sentido anti-horário: Três peças de canto amarelas precisam ser trocadas no sentido anti-horário.



Para reconhecer e corrigir os casos de canto amarelo, você pode usar este algoritmo: U R U' L' U R' U' L


Para aplicar o algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que uma das peças de canto amarelas corretas ou incorretas esteja na posição frontal superior direita. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você tiver a caixa no sentido horário, precisará girar a face superior no sentido horário, a face direita no sentido horário, a face superior no sentido anti-horário, a face esquerda no sentido anti-horário, a face superior no sentido horário, a face direita no sentido anti-horário, a face superior no sentido anti-horário e a face esquerda no sentido horário.


Repita este processo até que você tenha todas as quatro peças de canto amarelas em suas posições corretas na camada superior do cubo.


Passo 7: Oriente os cantos amarelos




Como reconhecer e corrigir as orientações dos cantos amarelos




A etapa final é orientar as quatro peças de canto amarelas, o que significa girá-las em suas direções corretas na camada superior. Para fazer isso, você precisa reconhecer e corrigir as orientações dos cantos amarelos. Existem sete orientações possíveis:



  • A orientação resolvida: todas as quatro peças de canto amarelas estão voltadas para cima.



  • A orientação do peixe: uma peça de canto amarela está voltada para cima e três estão voltadas para os lados.



  • A orientação do sol: Duas peças de canto amarelas adjacentes estão voltadas para cima e duas estão voltadas para os lados.



  • A orientação anti-sol: Duas peças de canto amarelas opostas estão voltadas para cima e duas estão voltadas para os lados.



  • A orientação do farol: três cantos amarelos estão voltados para cima e um está voltado para o lado.



  • A orientação do camaleão: duas peças de canto amarelas adjacentes estão voltadas para os lados e duas estão voltadas para baixo.



  • A orientação da gravata borboleta: duas peças de canto amarelas opostas estão voltadas para os lados e duas estão voltadas para baixo.



Para reconhecer e corrigir as orientações dos cantos amarelos, você pode usar um destes dois algoritmos:



  • Se você tiver a orientação do peixe ou a orientação do sol, use este algoritmo: R U R' U R U2 R'



  • Se você tiver a orientação anti-sol ou a orientação do farol, use este algoritmo: R' U' R U' R' U2 R



Para aplicar um algoritmo, você precisa segurar o cubo de forma que uma das peças de canto amarelas corretas ou incorretas esteja na posição frontal superior direita. Em seguida, você precisa executar os movimentos na ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, se você tiver a orientação do peixe, precisará girar a face direita no sentido horário, depois a face superior no sentido horário, a face direita no sentido anti-horário, a face superior no sentido horário, a face direita no sentido horário, a face superior duas vezes e a face direita no sentido anti-horário.


Repita esse processo até que você tenha todas as quatro peças de canto amarelas voltadas para cima na camada superior do cubo.


Conclusão




Resumo dos principais pontos




Parabéns! Você acabou de resolver um cubo de Rubik em sete etapas fáceis. Aqui está um resumo do que você fez:



  • Você fez uma cruz branca em uma das faces do cubo, combinando as cores dos centros laterais.



  • Você resolveu os cantos brancos na mesma face, usando alguns algoritmos simples.



  • Você resolveu as arestas da camada intermediária, usando alguns algoritmos simples.



  • Você fez uma cruz amarela na face oposta do cubo, usando alguns algoritmos simples.



  • Você permutou as arestas amarelas naquela face, usando alguns algoritmos simples.



  • Você permutou os cantos amarelos naquela face, usando alguns algoritmos simples.



  • Você orientou os cantos amarelos naquela face, usando alguns algoritmos simples.



Agora você completou o cubo de Rubik e pode desfrutar da satisfação de ver todas as seis faces com apenas uma cor cada.


Dicas e truques para uma resolução mais rápida e fácil




Se você deseja melhorar sua velocidade e eficiência na resolução do cubo de Rubik, aqui estão algumas dicas e truques que você pode usar:



  • Pratique, pratique, pratique. Quanto mais você resolver o cubo, mais familiarizado ficará com os movimentos e os padrões.Você também desenvolverá memória muscular e intuição que o ajudarão a resolver com mais rapidez e facilidade.



  • Aprenda alguns algoritmos avançados. Os algoritmos que mostramos a você são os mais simples e básicos, mas existem muitos outros que podem ajudá-lo a resolver o cubo com menos movimentos e menos tempo. Você pode encontrá-los online ou em livros e pode praticá-los até dominá-los.



  • Use truques com os dedos. Os truques com os dedos são formas de virar as faces do cubo com os dedos, sem mover toda a mão ou pulso. Eles podem ajudá-lo a economizar tempo e energia e tornar seus movimentos mais suaves e fluidos. Você pode aprendê-los assistindo a vídeos de cubers experientes ou experimentando seu próprio estilo.



  • Mexa bem o cubo. Antes de começar a resolver o cubo, certifique-se de embaralhá-lo bem, para que fique o mais aleatório e misturado possível. Isso evitará que você fique entediado ou preso aos mesmos padrões e também o desafiará a melhorar suas habilidades e se adaptar a diferentes situações.



  • Divirta-se. Resolver o cubo de Rubik não é apenas um exercício mental, mas também um passatempo divertido e recompensador. Não fique frustrado ou desanimado se cometer erros ou ficar preso. Em vez disso, aproveite o processo e celebre suas conquistas. Você também pode compartilhar sua paixão com outros cubistas, participar de competições ou experimentar outras variações do cubo.



perguntas frequentes




Quantas combinações possíveis existem em um cubo de Rubik?




Existem 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis em um cubo de Rubik. São 43 quintilhões, 252 quatrilhões, 3 trilhões, 274 bilhões, 489 milhões, 856 mil combinações. São muitas combinações!


Como sei se meu cubo de Rubik é solucionável?




Todo cubo de Rubik pode ser resolvido, desde que não seja quebrado ou adulterado. No entanto, alguns cubos podem parecer insolúveis porque têm adesivos que foram removidos ou trocados. Para verificar se o seu cubo pode ser resolvido, observe as peças centrais de cada face.Eles devem ter uma cor cada e não devem mudar quando você torcer o cubo. Se o fizerem, seu cubo não pode ser resolvido.


Qual é o recorde mundial para resolver um cubo de Rubik?




O recorde mundial atual para resolver um cubo de Rubik é de 3,47 segundos, estabelecido por Yusheng Du da China em 2018. O recorde mundial atual para resolver um cubo de Rubik com os olhos vendados é de 15,50 segundos, estabelecido por Max Hilliard dos EUA em 2019.


Quais são alguns outros tipos de cubos de Rubik?




Existem muitos outros tipos de cubos mágicos que variam em tamanho, forma, cor e dificuldade. Alguns deles são:



  • O Cubo 2x2: Uma versão menor do Cubo 3x3 que possui apenas quatro cubos por face.



  • O Cubo 4x4: Uma versão maior do Cubo 3x3 que possui 16 cubos por face.



  • O Cubo 5x5: Uma versão ainda maior do Cubo 3x3 que possui 25 cubos por face.



  • O Pyraminx: Um quebra-cabeça em forma de pirâmide que tem quatro faces triangulares com nove adesivos cada.



  • O Megaminx: Um quebra-cabeça em forma de dodecaedro que possui 12 faces pentagonais com 11 adesivos cada.



  • The Skewb: Um quebra-cabeça em forma de cubo que tem seis faces quadradas com quatro adesivos cada, mas gira nos cantos em vez de nas bordas.



Onde posso comprar um cubo de Rubik?




Você pode comprar um cubo de Rubik online ou em lojas que vendem brinquedos, jogos ou quebra-cabeças. Você também pode comprar diferentes marcas e modelos de cubos que possuem diferentes características e qualidades. Alguns deles são mais suaves, rápidos, silenciosos ou mais personalizáveis do que outros. Você pode escolher aquele que se adapta às suas preferências e orçamento. Você também pode comprar alguns acessórios, como lubrificantes, adesivos, temporizadores ou suportes, para aprimorar sua experiência de cubagem. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page